Tendências

Carolina Herrera - Noiva 2010

De onde surgem as tendências


Rute Ribeiro para VogueNoiva


Nos tempos que correm, as novas noivas preocupam-se com as tendências na hora de escolher o seu vestido e também, e essencialmente a fugir aos típicos conceitos de vestido de antigamente. A noiva dos novos tempos pretende ser atraente e ao mesmo tempo simples, optando muitas vezes por um tom clássico, não muito exgerado, que se insira nas tendências do momento, mas que ao mesmo tempo não se cinja a uma determinada época.
Nunca se questionaram sobre a origem das tendências? Esses conceitos que marcam os grandes desfiles de temporada e que nos influenciam a todos o guarda-roupa? Pois bem, há um grupo de 200 profissionais da indústria da moda que integram o WGSN (
http://www.wgsn.com/), um grupo que analisa as tendências, os mercados, e que funciona como uma espécie de “bolsa de valores da moda”, servindo como consultores para várias marcas.
Sally Lohan, uma das editoras-chefe do portal WGSN explica quais são as macro-tendências e fala um pouco sobre os três grandes pilares em que se baseia a moda actual.
Numa recente palestra em São Paulo, Sally falou dos movimentos mais importantes e considerados nos estudos sobre moda e tendências: o perfil dos consumidores indecisos, que estão divididos entre o que querem e por onde querem seguir, a nova rebeldia marcada pelas causas pelas quais lutamos, e os jovens actualizados que buscam a individualidade.
Os três grandes conceitos que surgem destas causas são: o invencível - a imaginação, os sonhos, os heróis; a bondade, o optimismo, o romantismo, os valores; e o imperfeito, o inacabado, o inesperado, a beleza do que não está completo.
Se pensarmos bem, são estes os conceitos que marcam a vida do século XXI. O re-aparecimento dos super-heróis, a luta pelo que sempre quisemos ser e pelo que sonhamos fazer. A re-valorização dos antigos pilares e conceitos morais, o ressurgimento do optimismo. E, principalmente, o deixar de procurar a perfeição que não existe e valorizar as imperfeições, o inesperado.
O grupo WGSN foi criado em 1998 e fornece estudos detalhados para a estratégia e criação de produtos de grandes marcas a nível internacional.
Talvez estas dicas sejam interessantes para entendermos a origem das tendências das colecções actuais e até, quem sabe, nos ajudem na escolha daquela peça especial que tanto tempo e tão difícil nos torna a decisão.

2 comentários:

Rach disse...

Caraaaaaaaaca que veu espetacular !!!!
Beijos

Inez Generoso disse...

Não é mesmo, Rach? Tbm achei lindissimo!!!!