Quer ficar noiva?



Depois de os noivos participarem aos respectivos pais a decisão de se casarem, compete aos pais da noiva preparar um jantar, de preferência na sua residência, na companhia dos familiares mais chegados(ex: avós, pais, irmãos e padrinhos de batismo).

Esta tradicional cerimônia que consta de uma refeição simples, mas bem apresentada dá oportunidade a uma primeira convivência entre as familias dos noivos. Contudo, o seu principal objetivo é, naturalmente, a participação verbal ao futuro sogro, por parte do noivo, da sua intenção de contrair casamento.

No final da refeição é costume o dono da casa beber à saúde dos noivos e da restante familia, proferindo algumas palavras sobre o significado do evento. Antes ou depois do jantar o noivo faz então a entrega à noiva do chamado "anel de noivado", que ele próprio escolheu. Antigamente este anel tinha, como tradição, um brilhante e uma pérola; o brilhante simbolizava o "Romeu" e a pérola a "Julieta".

Para assinalar esta ocasião, é também prática corrente, a noiva presentear o noivo com uma recordação à sua escolha .
Se assim o pretenderem, também os familiares que participam nesta cerimónia, poderão oferecer aos noivos uma lembrança.

Passado um curto período cabe aos pais do noivo homenagear os pais da noiva, como sinal de reconhecimento e gentileza, convidando-os também para sua casa.

Nenhum comentário: