Anel de presente de noivado. O que faz que as jóias sejam caras? Vários fatores imponderáveis contribuem para que o preço fique fora de qualquer parâmetro. Pedras que têm a mesma natureza mineral podem variar de preço conforme seu tamanho, ou o desenho de lapidação que foi possível adaptar à pedra bruta, ou em razão de alguma impureza, ou de maior ou menor beleza em sua cor, ou ainda do seu poder de refletir ou refratar a luz. A rigor, não haveria duas gemas de mesmo preço, a menos que fossem cortadas de um mesmo cristal muito homogêneo.
Ao preço da pedra lapidada se junta outro fator: o design. O desenho da jóia é influente no seu preço, seja pela beleza da concepção artística, seja pela fama do seu autor.
Conta também o local onde a jóia é negociada: joalherias em centros comerciais luxuosos, que atendem clientes abastados, têm motivos para cobrar mais caro que um estabelecimento modesto onde o joalheiro é também o ourives, e faz as próprias jóias que vende. Este, não sendo um designer, fará apenas jóias simples. Mas, se for um artesão experiente, poderá copiar um desenho encontrado em uma propagada ou em uma revista, ou imitar uma jóia que lhe for dada como modelo. Se a pedra escolhida for um brilhante (diamante lapidado), a montagem de um “solitário” é relativamente simples. Diamantes pequenos podem dar uma aliança de brilhantes, que é também de confecção padronizada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário